Prezados, paz e bem!
Como vimos na última postagem, a Previdência Social no Brasil apresenta base de beneficiários cada vez maior, enquanto a taxa de natalidade cada vez menor, o que deverá obrigar novos reajustes mais a frente por parte do Governo, pois a base de trabalhadores ativos não deverá ter condição de mantê-los.
Com base nisso, trago a visão e conceitos de especialistas na área de seguros e investimentos que apresentam seus conceitos e avaliações a respeito de que investimento seria interessante para aqueles que querem se programar para a aposentadoria mais confortável.
Para os iniciantes no trabalho ou que ainda tem uma boa caminhada de serviço a prestar, a melhor forma de ter uma aposentadoria mais confortável e tranquila, segundo os especialistas, é planejar em que investir.
Mas, quais os passos e onde investir?
Abaixo, segue os conceitos de especialistas em investimentos:
Riconnect.rico.com.vc - Plataforma digital de investimento (XP investimentos)
Para a Rico, existem diversas opções de investimento para complementar a aposentadoria, mas que dependem de planejamento financeiro pessoal de cada investidor em longo prazo.
Em seu conceito o investimento em Tesouro IPCA é o mais adequado por ser papéis do Governo, e apresentar maior possibilidade de ganhos.
Segundo a Cmcapital, a Previdência Privada tem como atrativo, planos que variam conforme a necessidade ou possibilidade de cada investidor, podendo escolher o valor de contribuição e a periodicidade de recebimento.
O investidor poderá optar por receber mensalmente ou de uma só vez.
E a ponta, também, o Tesouro direto, como investimento de longo prazo.
Segundo a Modalmais - A previdência privada apresenta dois regimes de tributação, sendo o mais adequado, a depender do perfil do investidor.
Tributação Regressiva - perfil mais indicada para o investidor que vai investir por um período superior a 10 anos, pois a alíquota de Imposto de Renda de 35%, cai 5% a cada dois anos, chegando a 10%, após 10 anos.
Tributação Progressiva - perfil mais indicada para o investidor que irá investir por menos de 10 anos, e a alíquota é de 0 a 27,5% de Imposto de Renda.
Para os especialistas em seguros e investimentos há tendência de queda na confiança da Previdência Pública pelos seguintes motivos:
✓Rombo de R$ 318 bilhões em 2019 - dados do Tesouro Nacional;
✓Aumento na expectativa de vida do brasileiro - segundo o IBGE;
✓Base de trabalhadores ativos menor que o necessário para a manutenção dos pagamentos.
Importante destacar, para aqueles que pensam em assegurar uma aposentadoria mais confortável e queira investir:
- Que deverá deixar a pandemia passar, e após, observar o cenário econômico no país e no mundo;
-Que deverá realizar um planejamento financeiro pessoal;
-Qual o valor de investimento que você tem possibilidade de realizar?
- Qual o valor que gostaria de receber e a partir de quando?
O que é Previdência Privada?
É uma aplicação de recursos financeiros, em ações, por investidores, realizados por uma operadora, seja corretora ou Banco.
O que é Tesouro direto?
É um título público do Governo, que buscando gerar receita, o coloca a venda a todos que desejarem investir seu dinheiro, e que o devolverá acrescido de juros em um prazo combinado. É considerado investimento de longo prazo que pode ser de: 5, 15, 20 ou 40 anos.
Para quem pensa em investir, é certo que antes de fazê-lo deverá estudar qual aplicação é mais viável, é mais segura e mais rentável para seus padrões.
Estude muito bem, e só faça o investimento quando ter certeza da segurança do negócio e que vai obter o pretendido!
Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela interação!